Legislação e as normas europeias

As diretivas relativas aos Equipamentos de Proteção Individual tem o objetivo de harmonizar as legislações dos Estados-Membros e estabelecer os requisitos para que os produtos e os seus utilizadores devem respeitar.
As normas europeias definem as especificações técnicas necessárias para atender a esses requisitos.


Mapa Professional gostaria de aproveitar esta oportunidade para explicar essas disposições para você.

A directiva 89/656/CEE (Uso) descreve os requisitos a que os empregadores devem cumprir para o fornecimento e uso de EPI pelos seus empregados.

A directiva 89/686/CEE (Design) descreve os requisitos essenciais para a venda de luvas de proteção no mercado europeu.

A gama de produtos da Mapa Professional é certificado pela CE em conformidade com os requisitos essenciais, e seus produtos são marcados CE.

CE certification categories

Categoria 1: O fabricante é responsável pela conformidade de seus produtos, com relação aos requisitos essenciais da Directiva

 

Categoria 2: Certificado de conformidade obtido a partir de um organismo notificado

 

Categoria 3: Certificado de conformidade e inspecções regulares de produção nas instalações do fabricante pelos organismos notificados

European pictograms

Regulamentos relativos ao contacto alimentar

Um regulamento europeu

Para saber mais sobre manipulação de alimentos, primeiro precisamos olhar para a legislação europeia. O regulamento europeu principal (1935/2004) identifica e define os contornos determinados, mas também afirma que medidas mais específicas podem ser adotadas pelos Estados membros. Estas etapas pode ser completado por medidas nacionais.

Este regulamento (1935/2004) aplica-se a qualquer objeto que se destina a entrar em contacto com os alimentos.

Este regulamento (1935/2004) : 

- Ele define requisitos gerais. Itens projetados de acordo com boas práticas de fabricação para garantir que os alimentos não estão contaminados com quaisquer constituintes em quantidades tais como pode ser perigoso para a saúde humana ou modificar a composição do alimento.

- E identifica os materiais e itens para os quais medidas específicas podem ser adotadas:

  • Limite para a contaminação geral ou específica
  • Limitações dos níveis de certas substâncias
  • Lista de ingredientes autorizados

- Ele descreve as condições de rotulagem: vidro símbolo & garfo e / ou "para contato com alimentos". Rótulos de item deverá, em nenhuma circunstância desinformar o prescritor ou usuário.

Declaração de conformidade dos alimentos:

Estabelecido pelo fabricante, baseado em testes realizados sem obrigatórios cheques de terceiros. Por favor note que este ponto não é, além disso, verificada quando o AET (certificado obtido no final do processo de certificação) é emitido.

Grande cuidado deve ser tomado quanto à interpretação desta imagem.

Específicas directivas europeias (82/711 e 85/572)

Estabelecer as diretrizes fundamentais e definir os simuladores a utilizar para verificar a contaminação de materiais com base no tipo de alimentos.

3 pontos importantes:

  • Materiais destinados a entrar em contato com todos os tipos de produto alimentar devem ser testadas utilizando os seguintes 3 simuladores: 3% de ácido acético, etanol 10% e de azeite refinado.
  • Materiais destinados a entrar em contato com géneros alimentícios específicos devem ser testados com um ou dois dos três simuladores (ver tabela incluída na Directiva 85/572). Ocasionalmente água destilada é usada em vez de ácido.
  • Em relação ao simulador azeite: para dar conta o fato de que a contaminação de certas gorduras podem ser muito menos do que a de azeite puro, a quantidade medida pode ser dividido por um factor de redução de entre 1 e 5, dependendo do género alimentício. 5 graus de alimentos para as gorduras são apresentadas como resultado.

Resumo das restrições legais

Responsabilidade do produtor agro-alimentar: só eles são legalmente responsáveis ​​pela qualidade sanitária de seus produtos..

Testes altamente específicos de regulação: Todos os componentes da luva deve em primeiro lugar na lista apresentam local.
A luva tem de ser então testados quanto à contaminação global e específica, dependendo do tipo de produto alimentar tratado.
IMPORTANTE: A luva pode ser aprovado para o tratamento de certos géneros alimentícios e outros não.

Declarações de qualidade alimentar para as luvas estão sujeitos a regulamentos estritos: para que uma luva tenha rotulados com apenas um símbolo de vidro e garfo, que deve ter passado todos os testes para todos os tipos de produtos alimentares.
Este símbolo pode, contudo, sempre ser acompanhado por claras e rígidas restrições ao uso.

IMPORTANTE: Nenhuma lei obriga os produtores agro-alimentares de usar luvas com este símbolo. No entanto, devem utilizar luvas que passaram os testes padronizados adequadas para o produto alimentar tratado, de modo a assegurar que eles não arriscar contaminando seus produtos.

Certificação categorias IFS e BRC

Bem como as legislações e normas internacionais (ISO 22000), as federações francesa, alemã e italiana de vendas e distribuição têm desenvolvido uma categoria de certificação aplicável, acima de tudo a segurança dos alimentos: IFS (International Food Standard para destaque).
O objetivo do IFS 5 (versão atual 5) é para auxiliar os produtores no sentido de garantir que não haja contaminação durante sua produção, tendo em conta as suas reais condições de trabalho.
O BRC (British Retail Consortium) desenvolveu uma categoria de certificação similar (Global Standard for Food Safety) para o Reino Unido. O IFS e BRC são frequentemente revistos de forma consistente para melhorar a segurança alimentar.

Uma auditoria anual (IFS 5 / BRC) é imposta pelas grandes redes de varejo para aprovar seus fornecedores.

  • Obrigatório e aplicando a cada local de produção: a sua principal aplicação nada preocupações que possam entrar em contacto com generos alimentícios durante o processo de fabricação - cada vez mais, isso pode significar luvas.
  • Com base na melhoria contínua: Se os fabricantes não estão completamente até o padrão na primeira auditoria, os auditores comprometem a melhorar os locais ao longo dos próximos anos.

Como o vidro símbolo & garfo não é suficientemente, e sua aplicação não é verificada por uma organização externa independente, os resultados de ensaios adequados, para ambos os géneros alimentícios e de condições de trabalho, são obrigatórios.

O papel da Mapa Professional

  • Para oferecer uma gama de luvas específicas que estejam em conformidade com os requisitos legais

Cada vez que o símbolo e garfo é exibida, todas as restrições estão claramente indicadas estritamente de acordo com as normas europeias que se aplicam aos materiais e itens em contacto com géneros alimentícios.

  • Ver a Directiva 85/572

Fornecer um quadro preciso dos resultados de contato com alimentos para as 88 classes de produtos alimentares na directiva.
Mais informações sobre este link : clique aqui

  • O fornecimento de uma solução personalizada

Aplicações e usos de uma luva pode variar de site para site. Mapa Professional adapta o seu produto para cada situação.

 

CATEGORIA 1: condições de teste regulamentados (2h, 40 ° C) representam as condições de trabalho

  • Se a luva está aprovado como de qualidade alimentar de acordo com a tabela de grau alimentar para o género alimentício (s) tratado, Mapa Professional proporciona automaticamente o certificado de grau alimentar (Mapa Professional ou cliente específico certificado).
  • Se a luva não está aprovado como grau alimentar de acordo com a tabela de grau alimentar para o género alimentício(s) tratado, então consideram-se incompatíveis e Mapa Professional oferece um tipo diferente de luva.

 

CATEGORIA 2: condições de teste regulamentados (2h, 40 ° C) não representam as condições de trabalho.

Mapa Professional define e realiza testes apropriados compatíveis com o regulamento líder 1935/2004.

Em ambos os casos, a Mapa Professional responde plenamente a qualidade e sistemas de segurança dos generos alimentícios (ISO 22000, HACCP).