Definição
A
- Ambidestro
-
Luvas ambidestras pode ser usado igualmente, bem em qualquer uma das mãos, o que é principalmente o caso para luvas mais finas.
- Anatômico
-
Uma luva é chamada anatômica quando há uma forma para a mão esquerda e outro para a direita.
B
- Butil
-
Butil oferece uma excelente resistência química contra cetonas, ácidos, ésteres e derivados de amina. É um material flexível e sintéticamente elástico, permitindo ao utilizador reter destreza se o material não é demasiado espesso. Como é muito caro, butil é classificada como um polímero de fanlidade espeficifica, reservada para aplicações que exigem uma elevada proteção química.
NB: butil tem pobres propriedades mecânicas, quando muito estressado em ambientes químicos. Nestas condições, uma luva de espessa com um forro de algodão é recomendado, uma vez que este reforça as propriedades mecânicas da luva, e, portanto, a sua durabilidade. Além disso, butilo não é apropriado para um contato prolongado com solventes aromáticos ou clorados, pois estes provocam deterioração rápida do material.
C
- Clorada
-
Torna mais fácil de colocar e tirar as luvas, sem aumentar a espessura e sem o uso de pó. Reduz o risco de alergia de luvas de látex natural.
F
- Flocado
-
De algodão base de fibras têxteis, que cobre o interior das luvas. Velo sentir proporcionando a boa absorção da transpiração.
- Fluoroelastômero
-
Fluorado, um polímero de alto desempenho, é recomendada para um contacto prolongado com os solventes aromáticos, à base de enxofre produtos químicos e aminas.
A tecnologia multicamadas da Mapa Professionnel cria um luva fluoroelastómeros especialmente flexíveis, com alta resistência química.
Fluorado é um material caro. Ela é classificada como um polímero de propósito especial, reservada para aplicações que exigem muito elevado, proteção, alvo química.
Cuidado: fluroelastomer não é recomendado para o contato prolongado com cetonas, ácidos orgânicos e acetatos.
L
- Látex Natural
-
Látex natural oferece uma excepcional flexibilidade e elasticidade. Luvas feita a partir do látex natural adaptar-se à forma da mão, maximizando assim a destreza e conforto dos utilizadores.
Este polímero oferece bom desempenho mecânico, mesmo com espessura mínima. Em particular, tem boa resistência á rompimentos e perfuração, oferece uma boa resistência aos ácidos, álcalis, numerosos álcoois e cetonas.
Tem também a vantagem de permanecer flexível em ambientes frios.
NB: Em alguns casos raros, as proteínas encontradas no látex natural podem provocar reações alérgicas. Neste caso, recomenda-se a utilização de materiais sintéticos para os utilizadores sensibilizados, tais como luvas nitrilicas ou de neoprene.
Látex natural não é recomendado para uso em contato com óleos, graxas, produtos derivados do petróleo, ácidos oxidantes fortes e solventes aromáticos ou clorados. As propriedades de látex natural pode ser deteriorada por exposição prolongada à luz UV, ou ozono.
N
- Neoprene
-
Extremamente flexível, com excelente resistência ao contato com produtos químicos, neoprene é um polímero multi-propósito excelente. Neoprene oferece boa resistência química a ácidos, álcalis, óleos, graxas, álcool, produtos petrolíferos, cetonas, solventes alifáticos e de numerosos gases e vapores industriais). Além disso, é um material flexível permitindo destreza e conforto.
Tem excelentes propriedades térmicas, com isolamento de contato (quente ou frio), e resistência ao fogo (adequado para aplicações em proximidade às chamas). Ele também tem lonfa durabilidade, uma vez que não sofrem de qualquer deterioração, devido a exposição prolongada à luz, ozono UV, etc.
Por outro lado, devemos salientar que neoprene tem pobres propriedades mecânicas, quando muito estressado em ambientes químicos. Nestas condições, uma luva espessa com um forro de algodão é recomendado, uma vez que este reforça as propriedades mecânicas da luva, e portanto, a sua durabilidade. Neoprene não é apropriado para um contacto prolongado com ácidos oxidantes fortes e solventes aromáticos ou clorados, uma vez que estes danificam rapidademente o neoprene.
- Nitril
-
Nitril, ou Acrylo nitril butadieno (NBR), geralmente oferece muito boa resistência à óleos, gorduras e derivados de hidrocarbonetos, bem como solventes aromáticos ou clorados.
Nitril também dá abrasão e resistência à perfuração. Ele não contém quaisquer proteínas e tem um teor de acelerador muito baixa, por conseguinte, é muito bem tolerada pelos utilizadores, Tome especial para a longo prazo de desgaste.
Por outro lado, nitrilo é um elastómero naturalmente rígida. Luvas de borracha nitrílica de espessura podem limitar destreza.
Além disso, eles não são recomendados para ambientes de frio (<-40 ° C), uma vez que estas temperaturas causar endurecimento do nitril, o que torna a luva mais difícil de utilizar. Note, que nitrilo não é recomendado para o contato prolongado com cetonas, ácidos oxidantes fortes, ésteres ou aldeídos.
O
- O índice de degradação
-
O grau de deterioração da luva, mostrada por uma alteração das suas propriedades físicas (por exemplo, amolecimento, endurecimento, etc.).
- O tempo de permeação
-
O tempo necessário para que o produto químico possa penetrar na luva a um nível molecular. Em alguns casos, não há nenhuma deterioração visível da luva.
P
- Pulverizado
-
Torna mais fácil de colocar luvas e retirá-las, sem ter de aumentar a espessura da luva.
- PVC
-
PVC, ou cloreto de polivinilo, fornece uma boa resistência aos ácidos e álcalis numerosos, e está associada com boa resistência mecânica, onde as luvas são revestidas com tecido. PVC não contém alérgenos, tais como proteínas ou aceleradores, e assim é bem tolerada pelos utilizadores.
O PVC é um material resistente ao tempo, uma vez que não é afectada pela exposição prolongada à luz, ozono, UV, etc luvas de PVC podem, por conseguinte, ser armazenado durante um longo período de tempo sem qualquer alteração nas suas propriedades.
Luvas de PVC não são recomendados para situações em que eles possam entrar em contacto com solventes químicos (cetonas, alcanos, etc.) O contacto com estes produtos leva à extracção dos plastificantes, e como resultado endurece as luvas.
Luvas de PVC não devem ser utilizados para o tratamento de peças a quente (> 80 ° C), para evitar a sua deterioração.
S
- Suporte têxtil
-
Interior de malha, de algodão ou de materiais sintéticos para maior conforto. Particularmente indicado para tarefas prolongadas.